domingo, 9 de dezembro de 2012

Federações de Países Extintos - Iugoslávia



O antigo Reino da Iugoslávia foi proclamado em 1918. Nos anos seguintes, a região foi invadida e dividida, organizando-se politicamente num só país em 1945, com o término da Segunda Guerra. O território foi reordenado segundo as diferenças étnicas, linguísticas e religiosas, dando origem a seis repúblicas que, juntas, formavam a então Iugoslávia: Eslovènia, Croácia, Sérvia, Bósnia, Montenegro e Macedônia.
Com a crise do bloco socialista, no final dos anos 1980, uma nova fase se abriu para a história da Iugoslávia. Em 1991, Croácia, Eslovênia e Macedônia declararam sua independência, sendo que apenas esta última de maneira pacífica. A separação da Croácia e da Eslovênia foi acompanhada por intensos conflitos militares. Em 1992, a Bósnia declarou sua independência, passando a enfrentar militarmente a Croácia, em disputa por territórios, e, sobretudo a Sérvia, contrária ao movimento separatista de mais uma região iugoslava. 



Bandeira






Em 1998, foi a vez de Kosovo. O problema na região era mais delicado pelo fato de o território de Kosovo ser considerado berço cultural e religioso para os sérvios. Nos três meses de conflito, que cessaram após a intervenção de tropas da OTAN. Declarou unilateralmente sua independência em fevereiro de 2008, fato que gerou conflitos diplomáticos ligados ao reconhecimento do novo país.
Em 2003, o nome Iugoslávia deixou de ser adotado. O país passou a se chamar Sérvia e Montenegro. Três anos depois, em referendo popular, os montenegrinos decidiram pela independência da região. Nos dias atuais, portanto, todas as antigas repúblicas que formavam a ex-Iugoslávia são países independentes, incluindo Kosovo. 


Federação

Participou de 9 Copas do Mundo, sendo Terceira em 1930 e Quarta em 1962.
Medalha de Ouro na Olimpíadas de 1960, Prata em 1948, 1952 e 1956 e Bronze em 1984.
Vice da Eurocopa em 1960 e 1960.
Campeão Sub-20  1987





Fontes:
www.mundovestibular.com.br
www.vestibular.uol.com.br
Arquivo Pessoal

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Federações de Países Extintos - Tchecoslováquia


A Tchecoslováquia foi um Estado que existiu na Europa Central entre 1918 e 1992.










Bandeira

Em 1989, a Revolução de Veludo permitiu a redemocratização do país; em 1993, os dois entes federados da Tchecoslováquia - a República Checa e a Eslováquia decidiram dissolver a federação e declararam suas respectivas independências. 
Este derradeiro capítulo da história do país ficou conhecido como Separação ou Divórcio de Veludo, devido ao seu caráter pacífico.




Primeiro Logo da Federação
Último Logo da Federação



Disputou 8 Copas do Mundo sendo vice em 1934 e 1962.
Foi medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de 1980 e Prata em 1964.
Campeão da Eurocopa em 1976 e Terceiro em 1960 e 1980




wikipedia.org
quadrodemedalhas.com
Arquivo Pessoal

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Federações de Países Extintos - URSS


URSS é a sigla para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, surgiu no ano de 1922 e era um país com dimensões, em todos os sentidos, de um Continente. A União Soviética (URSS, USSR ou CCCP) surgiu logo após a Revolução Russa, e era composta de vários países soviéticos e tinha uma enorme extensão geográfica, englobando os Países Bálticos, o leste da Polônia, a Besserábia e excluindo apenas a Polônia e a Finlândia.
Entre os anos de 1945 até o fim da URSS no ano de 1991, a União Soviética e os Estados Unidos foram as únicas superpotências mundiais que dominavam todos os assuntos mundiais, sejam eles política, economia, assuntos externos, operações militares, avanços científicos e esportes, incluindo os Jogos Olímpicos e outros campeonatos mundiais.
Durante a Guerra Fria, a URSS criou um poderoso bloco socialista que se estendia da Europa Oriental até a América, passando pelo Extremo Oriente, Sudeste Asiático, Oriente Médio e pela África e todo esse bloco, era comandado por Moscou.


Bandeira da URSS
A URSS cresceu tanto que chegou a ser formada por 15 repúblicas na época, até sua dissolução:   Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estônia,   Geórgia,   Cazaquistão,   Quirguistão,  Letônia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e  Uzbequistão.
A União Soviética entrou em colapso e foi formalmente  dissolvida em dezembro de 1991, após uma tentativa abortada de golpe em agosto.



Último Logo da Federação
Primeiro Logo da Federação

No futebol dou Medalha de Ouro nas Olimpíadas de 1956 e 1988, medalha de Bronza em 1972, 1975 e 1980.
Disputou 7 Copas do Mundo, tendo o 4º Lugar de 1966 sua melhor colocação.
Foi campeã da Eurocopa de 1960 e vice em 1964, 1972 e 1988.
Campeão do Sub-20 em 1977 e do sub-17 em 1987




Fontes:
www.significados.com.br
wikipedia.org
Arquivo Pessoal

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Federações de Países Extintos - Alemanha Oriental



A Alemanha Oriental foi um Estado criado em 1949 no território da Zona de ocupação da URSS, uma das Zonas ocupadas pelos aliados após a Segunda Guerra Mundial, quando o território alemão foi repartido entre os EUA, Reino Unido, França e URSS
Enquanto a zona soviética deu origem à RDA, a junção das outras três deu origem à República Federal da Alemanha (RFA), ou Alemanha Ocidental.




Bandeira da Alemanha Oriental

Em 3 de Outubro de 1990 ocorreu a reunificação da Alemanha.
A população da RDA votou esmagadoramente a favor de um retorno à tradicional estruturação do seu território.






Logo da Federação




No futebol foi medalha de ouro nos Jogos de 1976, prata em 1980 e bronze em 1964 e 1972.
Foi Terceiro lugar no Mundial Sub-20 de 1987
Em Copas do Mundo disputou em 1974, ficando em 5º Lugar.






Fontes:
Wikipedia,orr
routgeo.wordpress.com
Arquivo Pessoal




terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Federações de Países Extintos - CEI


Bandeira da CEI

O fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, proporcionou a independência de várias nações que a integravam. Porém, o vínculo estabelecido entre esses países gerou entre eles uma grande dependência nas relações políticas, militares e econômicas.




Nesse sentido, no dia 8 de dezembro de 1991, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo principal objetivo era estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações da extinta URSS. Os primeiros integrantes do bloco foram: a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia. Posteriormente se integraram ao bloco, os seguintes países: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, além do Turcomenistão, que atualmente é um membro associado à CEI. A Geórgia desligou-se do grupo em 2009, e os três países bálticos (Lituânia, Estônia e Letônia) são os únicos países que compunham a União Soviética que nunca fizeram parte da CEI. 


Federação




A Seleção da CEI representou ela na Euro de 1992, com as ex-repúblicas da URSS, exceto Estônia, Letônia e Lituânia.







Fontes
www.brasilescola.com
http://blog-da-russia.blogspot.com.br
http://pt.wikipedia.org
Arquivo Pessoal

domingo, 2 de dezembro de 2012

Federações de Países Extintos - Sarre


Em destaque o Sarre 


O Sarre é um território transfronteiriço entre a França e a Alemanha, que foi temporariamente um Protetorado da França de 1947 a 1956.
Após a Segunda Guerra Mundial, uma política de desarmamento industrial e dispersão dos trabalhadores da indústria foi feita pelos Aliados até 1951, até às pressões da Guerra Fria para uma maior industrialização na Alemanha, o que permitiu renová-la, sendo entregue ao governo da Alemanha Ocidental em 1957. A região também foi ocupada pelos franceses durante as Guerras Napoleônicas que definiu a forma moderna da Europa e da região




Antiga Bandeira
Atual Bandeira











Federação de Futebol


Chegou a disputar as Eliminatórias da Copa do  Mundo de 1954, jogando contra a Alemanha Ocidental e a Noruega, realizou 4 jogos, com 1 vitoria, 1 empate e 2 derrotas, marcando 4 gols e sofrendo 8.





Fontes:
www.quadrodemedalhas.com.br
www.pt.wikipedia.org
Arquivo Pessoal



sábado, 1 de dezembro de 2012

Federações de Países Extintos - Iêmen do Sul

 Mapa com a localização do Iêmen do Sul
País localizado na Ásia, foi colonia inglesa, em 1967, o poder britânico entrou em declínio e o Iêmen do Sul conquistou sua independência como República Popular do Iêmen do Sul em 30 de Novembro de 1967, sob governo da 'Frente Nacional de Libertação'.
Em Junho de 1969, grupos marxistas mais radicais do governo tomaram força e mudaram o nome do país para República Popular Democrática do Iêmen. Todos os partidos políticos foram absorvidos pelo Partido Comunista Iemenita, se tornando o único partido.
Em 22 de Maio de 1990, o Iêmen do Sul e do Norte se unificaram.

Bandeira
 Dados:

Nome oficial do antigo país:
República Democrática Popular do Iêmen (Iêmen do Sul) (1967-1990)
Nome oficial local:
Al-Jumhuriyya al-Yaman al-Dimuqratiyya al-Chabiyya
Capital:
Áden
População (2009):
3.789.552
Área (Km²):
371.488
Sigla:
ADN
Moeda:
Dinar iemenita
Idiomas:
Árabe
Nacionalidade:
Sul-iemenita
Rios principais:
Não há rios permanentes.
Oceanos, Mares e Lagos:
Áden (golfo de), Índico (oceano), Omã (mar), Vermelho (mar).
Cidades principais: Áden ; Mucala, Saiun 

Logo da Federação





No campo  futebolístico nunca obteve muito exito nas disputas internacionais, chegando a disputas apenas as eliminatórias para a Copa de 86, onde disputou  dois jogos, perdendo um  e empatando outro.











Bibliografia:
www.paisesantigos.com
www.pt.wikipedia.org
Arquivo Pessoal